A Diocese de Nova Friburgo recebeu entre os dias 9 e 11 de março a visita da relíquia e da imagem de São Francisco de Assis, sendo recepcionada de Fraternidade São Roque, em Nova Friburgo. A peregrinação está acontecendo por todas as fraternidades do Brasil como parte das celebrações de 800 anos da aprovação da primeira regra da Ordem Franciscana Secular (conhecida como Terceira Ordem Franciscana), pelo Papa Gregório IX, em maio de 1221.
O Epíscopo recordou que São Francisco sempre esteve à frente de seu tempo, plantou a fraternidade universal (irmão sol, irmã lua), plantou o diálogo, a união, o respeito. “Já se passaram mais de 800 anos e ainda estamos muito longe disso tudo”, alertou o Bispo. Fazendo memória ao Dia Internacional da Mulher, cuja data é 8 de março, recordou o respeito que Francisco tinha por Clara, num tempo em que a mulher era tão desvalorizada.
- Qual foi o segredo para que São Francisco se tornasse um santo tão popular, não só entre os católicos, pois ele é da humanidade, é admirado por todas as pessoas. Sabem por quê? Sabem de onde ele tirou tudo isso? Simplesmente da vivência do Evangelho. A regra de São Francisco qual era? Viver como o Evangelho. Se estamos distantes do carisma de São Francisco, muito mais distantes dos ensinamentos de Jesus. Já se passaram 2000 anos e ainda não entendemos o que é paz, amor, perdão, misericórdia, respeito – evidenciou o Dom Ricci.
Mais tarde, às 22h30, a relíquia e a imagem chegaram à Associação Bodas de Caná, casa de acolhida de dependentes químicos, em Campo do Coelho, onde reside o Ir. Flávio Dias, OFS, na qual foi realizado breve momento de oração com os internos e visitantes.
Na manhã de 10/3, após a Celebração da Palavra e oração junto aos residentes da Associação Bodas de Caná, a relíquia e a imagem foram novamente transladadas para a Paróquia Santo Antônio e São Francisco de Assis. A Visita aos irmãos do Serviço aos Enfermos e Idosos aconteceu por volta das 12h. Mais tarde, às 15h, aconteceu a saída para a Paróquia São Roque, em Olaria, na qual houve orações, meditações e coroa franciscana. Encerrando a programação do dia, às 20h, relíquia e imagem foram levadas para a residência das Irmãs Franciscanas de Dillingen (Sítio São João).
Finalizando a peregrinação em Nova Friburgo, na manhã de 11/3, relíquia e imagem seguiram em direção à Catedral Diocesana São João Batista, no Centro, onde foi realizada a Missa de despedida, às 11h. Presidiu a celebração o Pe. Raphael Santos, Vigário Paroquial da Catedral Diocesana, e transcorreu-se o envio de ambas para outra Diocese.
Texto: Grasiele Guimarães (Assessoria de Comunicação da Diocese) e Pascom da Paróquia Imaculada Conceição (Jardim Ouro Preto)
Fotos: Grasiele Guimarães (Assessoria de Comunicação da Diocese) e Pascom das Paróquias