Na manhã de 24 de março, a Pastoral do Povo em situação de Rua da Diocese de Nova Friburgo (Vicariato Sede) realizou, em Cáritas Diocesana, o Encontro "A Fome e os Direitos da População em Situação de Rua" como gesto concreto da Campanha "Fraternidade e Fome".
Estiveram presentes: Dom Luiz Antonio Lopes Ricci, Bispo Diocesano; o Vigário Geral da Diocese, Pe. Jorge Eduardo Coimbra do Almo; Rafael França, presidente da Cáritas Nova Friburgo; Dep. Federal Reimont; vereadora Maiara Felício; Dra. Maísa Sampaio, Defensora Pública; Helena Chagas, do Conselho Nacional da Pastoral do Povo da Rua; Paulo Celso, do MNPR; Ivania Ribeiro, Cáritas do Vicariato Litoral e Coordenadora Diocesana das Pastorais Sociais; Wilkie Mafort, da Pastoral do Povo em Situação de Rua da Diocese de Nova Friburgo (Vicariato Sede), entre outros.
Na pauta, a criação de uma política municipal para a população em situação de rua, a fim de garantir os direitos sociais de um grupo social em situação de extrema vulnerabilidade e ampliar o diálogo com o Poder Público, fortalecendo a rede com propostas e ações coletivas para a população em situação de rua.
Dai-lhes vós mesmo de comer” (Mt 14,16) é o que nos incentiva a assumir responsabilidades ante a situação da fome que persiste no Brasil, sobretudo com os mais fragilizados de nossa sociedade.
Texto: Wilkie Mafort
Fotos: Claudio Santos (Coord. Fórum Estadual Pop Rua), Assessoria do Gabinete Dep. Federal Raimont e Wilkie Mafort (Pastoral do Povo em Situação de Rua do Vicariato Sede)