Em um mundo marcado por conflitos e guerras, a iniciativa do Papa Francisco de convocar um dia de oração pela paz foi um gesto simbólico de esperança, realizado em 27 de outubro de 2023. No Vaticano, o pontífice presidiu uma Hora de Oração e rezou a Nossa Senhora, Rainha da Paz, pedindo o fim da violência e o restabelecimento da paz.
A iniciativa do Papa Francisco foi seguida por fiéis de todo o mundo, que se reuniram em igrejas, templos e outros espaços religiosos para rezar pela paz. Em união de intenções, na Área Pastoral de Santo Antônio, em Itaocara, a comunidade encerrou o dia de orações com uma Missa na Capela Santo Antônio, em Jaguarembé – Itaocara. No final da celebração, todos foram convidados a rezar a mesma oração recitada pelo Papa Francisco em Roma.
"A oração é um gesto poderoso de fé e esperança", disse o Pe. Rafael Archetti. "Quando nos unimos em oração, estamos pedindo a Deus que intervenha nos conflitos e nos ajude a construir um mundo mais pacífico", completou.
A iniciativa do Papa Francisco é um lembrete de que a paz é um bem precioso que deve ser preservado e pedido a Deus com um dom. A oração é uma forma de expressar nosso desejo de paz e de pedir a Deus que nos ajude a construir um mundo mais justo e fraterno, em que os mais inocentes sejam defendidos em sua dignidade.
"Maria, Rainha da Paz, intercedei por nós", disse o Pe. Rafael. "Que a vossa oração nos ajude a construir um mundo mais justo e fraterno, onde reine a paz e o amor".
Texto e fotos: Pascom da Área Pastoral