No Vicariato Episcopal Litoral o Dia de Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil, foi celebrado com grande devoção. Certamente este 12 de outubro convocou os fiéis a suplicarem à Mãe Aparecida sua maternal intercessão. Vejamos como tudo aconteceu.
Paróquia São Vicente de Paulo – Rio das Ostras
No dia 12/10/2023 na Paróquia São Vicente de Paulo, celebrou- se o Dia de Nossa Senhora Aparecida, a Padroeira do Brasil. De acordo com o relato do Evangelho de São João, encontramos a narrativa em que Jesus, acompanhado por sua mãe e discípulos, estava presente em um casamento nas bodas de Caná da Galileia.
Durante a festividade, quando o vinho se esgotou, a Mãe de Jesus interveio e pediu a ele para solucionar a escassez. Inicialmente, Jesus hesitou, mas obedeceu a sua mãe, e, por meio de sua intervenção, realizou o milagre de transformar água em vinho. Este evento é um dos episódios marcantes relatados no Evangelho de São João e destaca a importância da intercessão de Maria.
Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Rio das Ostras
As ruas de Rio das Ostras foram tomadas por fiéis que celebraram nesta quinta-feira (12) o Dia de Nossa Senhora Aparecida, a Padroeira do Brasil. Com Missas, procissão e carreata o dia foi de muita celebração e fé.
Na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, que fica no centro de Rio das Ostras, foi realizada uma Missa pela manhã e mais tarde a carreata. Motocicletas transportaram a imagem durante o trajeto que partiu do bairro Âncora em direção à Capela de Nossa Senhora Aparecida, localizada no bairro Gelson Apicelo. Em seguida, a procissão percorreu os bairros, terminando com a Santa Missa na capela, momento para agradecer à Padroeira do Brasil por graças alcanças.
Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Macaé
A Solenidade de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Padroeira do Brasil, na Matriz de Nossa Senhora de Fátima, em Macaé/RJ, foi celebrada com expressiva participação dos fiéis, foi um momento de profunda devoção e espiritualidade. A programação contou com a Santa Missa Solene e a consagração a Nossa Senhora pelos exercícios espirituais de São Luís Maria Grignion de Montfort.
A Santa Missa Solene iniciou, por volta das 9h, presidida pelo Pároco, Pe. Fábio Felippe. Em sua homilia destacou a primeira leitura do dia, do livro de Ester, a súplica da Rainha do antigo testamento: Ester, intercedendo em prol do seu povo diante do Rei - “Se ganhei as tuas boas graças, ó rei, e se for de teu agrado, concede-me a vida — eis o meu pedido! — e a vida do meu povo — eis o meu desejo!” ela rezou e fez penitência diante de Deus e conseguiu a graça.
O que não pode fazer de maneira especial Nossa Senhora diante do trono dos Reis dos Reis? A nossa esperança, nossa fé e o nosso amor se remetem hoje a Nossa Senhora sob o título de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Rainha do Brasil. Que Ela possa pedir por nós a Jesus, pedir por nós e pelas nossas necessidades diante do trono do Senhor.
Após a Santa Missa, foi realizada a consagração a Nossa Senhora Aparecida segundos os exercícios de São Luís Maria Grignion de Montfort de um grupo com 35 pessoas, que já estavam se preparando e com o desejo de viver a radicalidade da entrega à Virgem Maria e exercer as suas virtudes.
Texto: Grasiele Guimarães (Assessoria de Comunicação da Diocese) e Pascom das Paróquias
Fotos: Pascom das Paróquias