Viva Nossa Senhora Aparecida! Neste 12 de outubro, Dia de Nossa Senhora Aparecida, aconteceu mais uma edição do Cenáculo com Maria. O tradicional evento realizado pela Renovação Carismática Católica (RCC) aconteceu na Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Olaria - Nova Friburgo, reunindo centenas de participantes. O Bispo Diocesano, Dom Luiz Antonio Lopes Ricci, presidiu a Missa de encerramento do evento.
Louvor, oração, adoração, pregação, Santo Terço e a Santa Missa, deram vida à programação deste evento, realizado das 14h às 18h. Estiveram presentes no evento o Coordenador Estadual da RCC, Cláudio Alexandre, e a Coordenadora Diocesana da RCC, Juliana Aleixo.
A Santa Missa presidida pelo Bispo Diocesano, em honra à Mãe Aparecida, marcou foi o coroamento do evento. Mas, minutos antes da celebração, Dom Luiz Antonio abençoou a nova pintura do Vitral: uma imagem da padroeira da Paróquia Nossa Senhora das Graças.
“A Igreja coloca Maria como referência, Mãe da Igreja, Mãe de todos! Não é por acaso que no Concílio Vaticano II, no Documento que fala sobre a Igreja, Lumen Gentium, o último capítulo desse documento fala sobre Nossa Senhora. Vejam essa ligação direta de Maria com a Igreja, de Maria com o Discípulo Amado, de Maria com cada um de nós”, enfatizou o Bispo durante a pregação.
- Estamos aqui em primeiro lugar para agradecer a Jesus, que naquele momento derradeiro nos deu Maria como Mãe e ainda nos ensinou que Deus é Pai, Pai Nosso, isso quer dizer que somos todos irmãos e temos uma única mãe... Que bom estarmos aqui como família de Deus, filhos de Maria, para celebramos a nossa padroeira, a Senhora Aparecida, para rezarmos pelo nosso Brasil, pela Igreja, rezarmos pelo nosso povo que tanto sofre, rezarmos pela humanidade que passa por conflitos, guerras, violência. Queremos assumir hoje um compromisso diante de Nossa Senhora: vivermos como irmãos. Se queremos agradar Nossa Senhora temos um caminho muito fácil: vivermos como irmãos. Nenhuma mãe gosta de ver a família dividida – disse o Sucessor dos Apóstolos.
Nos instantes finais o Pároco, Pe. Marcus Vinícius Falcão, que concelebrou, agradeceu ao Bispo pelas palavras e presença, e enfatizou à RCC que as portas da paróquia estarão sempre abertas para receber os eventos deste movimento da Igreja.
Ao final Dom Luiz Antonio abençoou as crianças, afinal o dia 12 de outubro também é dedicado à elas.
Texto: Grasiele Guimarães (Assessoria de Comunicação da Diocese)
Fotos: Dionata Lacerda (Ministério de Comunicação RCC), Grasiele Guimarães (Assessoria de Comunicação da Diocese) e Wando Mendonça (MCS RCC)