Na véspera da Solenidade de Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil, 11 de outubro, a Diocese de Nova Friburgo acolheu com alegria três novos Diáconos Transitórios: Paulo Sérgio de Souza Macedo, Pedro Henrique Rocha e Thomás Lovise Rosa. A Ordenação Diaconal aconteceu pela imposição das mãos e Oração Consecratória do Bispo Diocesano, Dom Luiz Antonio Lopes Ricci, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Macaé.
Iniciada a celebração, com cada um de seus ritos, Dom Luiz Antonio recordou que esta acontece no Ano Vocacional do Brasil, sendo momento marcante para a Diocese.
- Quero em primeiro lugar, com vocês, agradecer a Deus o dom da vocação. Ele é o Senhor da Messe. No início de tudo está um chamado, um olhar, um encontro que transformou a vida de vocês. Nossa primeira palavra é de gratidão ao Senhor da Messe pela vocação de vocês e também gratidão a vocês pelo sim corajoso que deram ao chamado dele. Gratidão pela perseverança! Certamente o caminho até aqui não foi fácil e, não se iludam, não será fácil depois daqui. Jesus já disse: quem quiser me seguir, tome a sua cruz e me siga. Jesus não enganou ninguém – exortou o Bispo na homilia.
Dom Luiz Antonio agradeceu aos formadores, colaboradores e benfeitores do Seminário Diocesano Imaculada Conceição. “É tanta gente que colabora conosco para que possamos formar bem os nossos futuros sacerdotes. Vocês sabem que o seminário é a principal paróquia de uma diocese. Precisamos voltar o nosso olhar para o seminário, para formarmos bons padres para que possam servir bem o nosso povo santo de Deus”, afirmou.
O Prelado manifestou sua gratidão aos familiares. “Que graça poder oferecer um filho para a Igreja. Minha gratidão! Se eles estão aqui hoje é porque, desde o início, também receberam o apoio e, antes do apoio, o dom da fé pelo Batismo e o testemunho da família pelo acompanhamento. Essa fé foi amadurecendo e hoje vocês estão aqui para consagrar a vida definitivamente a Deus, pelo primeiro grau da Ordem: o Diaconato”.
Mais adiante, prosseguiu-se a celebração e aconteceu a Ordenação Diaconal. Ao final, todos renovaram a consagração à Padroeira do Brasil a convite dos Neo-Diáconos.
Texto: Grasiele Guimarães (Assessoria de Comunicação da Diocese)
Fotos: Clerum Photos