O projeto "Cinema com o padre", realizado pela Área Pastoral de Santo Antônio, em Itaocara, busca aproximar ainda mais as comunidades e o sacerdote, especialmente nas realidades mais rurais e distantes, inicialmente proposto durante o período de férias.
Idealizado pelo Vigário Paroquial, Pe. Rafael Archetti, o projeto é mais uma de suas ideias que cativam e já exibiu filmes como "Rio", "Viva: a vida é uma festa" e "3 idiotas" em várias comunidades da região. "O objetivo é proporcionar um momento de lazer e entretenimento para a comunidade, mas também de reflexão e conhecimento", explica Pe. Rafael Archetti.
"Os filmes escolhidos pretendem sempre primar pela qualidade e valores morais relevantes". O projeto também busca promover uma bagagem cultural entre os envolvidos. "Acreditamos que o cinema é uma forma de arte que pode abrir-nos horizontes, ensinar muito sobre o mundo e, aí mesmo tempo, sobre nós mesmos", afirma o padre. Para a comunidade, o projeto é uma oportunidade de se divertir e aprender.
"É muito bom ter o padre com a gente para assistirmos a um filme, momentos descontraídos e muito familiar", afirma a moradora de uma das comunidades, Andreia Vieira. "Ele sempre traz um filme bom e que nos faz refletir". Para o Pe. Rafael, o projeto tem sido um sucesso. "Estamos muito felizes com a repercussão do projeto", afirma. "Ele tem sido uma ótima forma de nos aproximarmos ainda mais das comunidades e de promovermos a cultura”.
O projeto "Cinema com o padre" é uma iniciativa louvável que merece ser enaltecida. Ele contribui para a aproximação da comunidade e do sacerdote, promove a cultura e proporciona momentos de lazer e entretenimento para as famílias. Deus nos permita estender a muitas outras realidades essa iniciativa.
Texto e fotos: Pascom da Área Pastoral Santo Antônio