SEDE: Paróquias do Vicariato celebram Missa da Quarta-feira de Cinzas de 2024

Data: 14.02.2024

Na Quarta-feira de Cinzas, celebrada no ano de 2024 em 14 de fevereiro, as comunidades do Vicariato Episcopal Sede vivenciaram com piedade o início do Tempo Quaresmal, momento propício à oração, jejum e penitência. Acompanhe como aconteceram as celebrações.

Paróquia Nossa Senhora das Graças – Olaria (nova Friburgo)

A Quarta-feira de Cinzas foi celebrada com bastante fervor pela comunidade da Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Olaria – Nova Friburgo. Além da distribuição das cinzas para os fiéis presentes, o Pároco, Pe. Marcus Vinícius Moreira Falcão, também abençoou cinzas para que fossem levadas aos irmãos enfermos que não puderam participar presencialmente da celebração.

Na ocasião também ocorreu a abertura paroquial do Ano da Oração tendo como propostas a confissão mensal, a oração diária do santo terço e o silêncio orante dentro do templo.

Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição (Cachoeiras de Macacu)

Na Missa das 19h, a comunidade de Cachoeiras de Macacu iniciou o caminho quaresmal com a celebração da Quarta-feira de Cinzas.

As cinzas nos convidam a lembrar da nossa fragilidade e da necessidade de mudança de vida. Quaresma é um tempo de 40 dias para nos prepararmos para a Páscoa, através da oração, do jejum e da caridade. Que possamos aproveitar este tempo para nos aproximarmos de Deus e vivermos uma fé mais profunda.

Paróquia São Roque – Olaria (Nova Friburgo)

Na Quarta-feira de Cinzas de 2024 a comunidade da Paróquia São Roque, em Olaria – Nova Friburgo, participou da Santa Missa presidida pelo Pároco, Pe. Alexandre Albuquerque.

A Quaresma de 2024 começa na Quarta-feira de Cinzas e termina antes da Missa da Ceia do Senhor na Quinta-feira Santa. É um período de reflexão, penitência, conversão espiritual e preparação para o mistério pascal.

Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Papucaia (Cachoeiras de Macacu)

A Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Papucaia (Cachoeiras de Macacu) celebrou o início da Quaresma. Na noite de 14/02 aconteceu a Missa de Cinzas. O Pároco, Pe. Cláudio Menezes, falou sobre a importância do Jejum, da Penitência e da Oração neste tempo tão importante para nós católicos!

Disse com toda autoridade e discernimento. “A Igreja pede a abstinência de carne na Quarta-feira de Cinzas e Sexta-feira Santa, mas nada adianta abster-se de carne e ‘devorar o irmão com nossa língua’. Então, é preciso também fazer penitência da mesma!”.

E ainda deu ênfase na passagem em que diz: ‘Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, para que os homens não vejam que estás jejuando, mas somente teu pai que está oculto’.

Toda a comunidade participou atentamente, e apesar de sempre vivermos esse tempo e das leituras serem muito conhecidas, elas sempre se encaixam perfeitamente de acordo com os tempos atuais.

Foi uma noite de muitas lições e aprendizados!

Paróquia São Cristóvão – Mury (Nova Friburgo)

No dia 14 de fevereiro foi celebrada a Santa Missa de Quarta-feira de Cinzas na Paróquia São Cristóvão, em Mury – Nova Friburgo, pelo Pároco, Pe. Luiz Cláudio Azevedo de Mendonça.

Paróquia Imaculada Conceição - Jardim Ouro Preto (Nova Friburgo)

Nesta quarta feira de cinzas (14/02) a paróquia realizou celebrações nas Capelas São Sebastião, São Judas, Sagrada Família e na Matriz . Agradecemos a presença dos padres celebrantes: Pe. Jorge Eduardo, Pe. João Justino, SJC, e Pe. Josenias Gonçalves, SJC. Nas homilias os padres reforçaram o verdadeiro motivo da Quaresma, onde somos chamados a conversão, à prática do bem, da caridade e do perdão.

Paróquia Imaculado Coração de Maria, São Pedro e São Paulo - Duas Pedras (Nova Friburgo)

Iniciando a Quaresma, na Quarta feira de cinzas (14/02) houve Missa na Paróquia Imaculado Coração de Maria, São Pedro e São Paulo, em Duas Pedras, presidida pelo Pe. José Maria Cavalcante.