NORTE: Comunidades celebram Quarta-feira de Cinzas 2024

Data: 14.02.2024

As comunidades paroquiais do Vicariato Norte celebram com piedade a Missa da Quarta-feira de Cinzas. As celebrações aconteceram em 14 de fevereiro, iniciando o Tempo Quaresmal. Confira como tudo aconteceu.

Paróquia Santa Rita do Rio Negro – Euclidlândia

“Convertei-vos e crede no Evangelho.” (Mc 1,15)

A Quarta-feira de Cinzas marca o início de um período muito importante para toda a Igreja, a Quaresma.

A Santa Missa com imposição das Cinzas na Paróquia de Santa Rita do Rio Negro, em Euclidelândia (Cantagalo) foi celebrada pelo Pároco, Pe. Rodolfo Rodrigues.

Em sua homilia, Pe. Rodolfo lembrou aos paroquianos e visitantes do significado da Quaresma e da importância dos meios de santificação que a Igreja nos pede neste dia: jejum, esmola (caridade) e oração.

Pe. Rodolfo também reforçou o quão importante é o Sacramento da Confissão neste período.

Santuário Diocesano do Santíssimo Sacramento

No dia 14 de fevereiro a Igreja nos convida a celebrar o início do tempo da Quaresma com a Celebração da Quarta-feira de Cinzas.

A Quaresma é o período de preparação para a celebração da Páscoa que é marcado por práticas de penitência, jejuns e caridade.

Depois da homilia, o Pe. Higor Moraes de Jesus impôs sobre a cabeça dos fiéis as cinzas.

A cinza na cabeça é usada em sinal de penitência, de conversão, de luto pelo pecado, ao recebermos as cinzas temos o desejo de nos converter e de crer no Evangelho. As cinzas simbolizam o nosso nada diante do Senhor.

“Lembra-te que és pó e ao pó voltarás”.

Área Pastoral Santo Antônio - Jaguarembé

Na Área Pastoral de Santo Antônio, Quarta-feira (14), realizou-se a imposição das cinzas durante a celebração da Santa Missa, a qual foi presidida pelo Pe. Rafael Archetti, nas quatro comunidades: capela Nossa Senhora do Livramento - Monte Puri, capela Nossa Senhora da Conceição - Conceição, capela São Pedro - Boa Vista e capela Santo Antônio, em Jaguarembé de baixo.

Na homilia, Pe. Rafael abordou os três pilares da Quaresma: jejum, esmola e oração. "O reconhecimento da nossa miséria é um meio de nos aproximarmos de Deus. Este tempo precisa ser um tempo de maior intimidade com Deus através da oração. O tempo de salvação é agora. As penitências nos ajudam a viver as graças que Deus quer nos conceder", salientou o padre.

A celebração da Quarta-feira de Cinzas foi um momento de grande reflexão para as comunidades da Área Pastoral de Santo Antônio, e contou com grande participação dos fiéis, que se preparam espiritualmente para viver o período quaresmal.

Paróquia São João Batista - Macuco

Na Quarta-feira de Cinzas houve Missa na Paróquia São João Batista, em Macuco, presidida pelo Pe. Fernando Pacheco de Azevedo. Após abençoar as cinzas o sacerdote as distribuiu sob a fronte dos fiéis.

Paróquia São João Batista - Laranjais

Na Paróquia São João Batista, em Laranjais – Itaocara, aconteceu a Missa da Quarta-feira de Cinzas, presidida pelo Pe. Wellington Moreira. A celebração marcou o início do Tempo Quaresma.