LITORAL: Missas da Quarta-feira de Cinzas são realizadas nas comunidades do Vicariato

Data: 14.02.2024

Celebrando a Quarta-feira de Cinzas, em 14 de fevereiro, as comunidades do Vicariato Litoral realizaram as Missas com imposição das Cinzas bentas, sob a fronte dos fiéis. Vejamos como aconteceram as celebrações.

Paróquia de Santo Antônio celebra Missa de Cinzas

A Missa de Cinzas, celebrada na última quarta-feira (14) pela Paróquia Santo Antônio, marca o início do tempo Quaresmal que nos convida a escutar e acalmar nossos ouvidos, pensamentos e corações, sermos sinceros para reconhecer nossas falhas, compreender o que Deus deseja para nós, termos esperança de que somos capazes de alcançarmos a conversão e uma vida nova para celebrarmos a Páscoa de Jesus.

Na homilia, Pe. Gleison explicou que quando a ocasião é importante, ela precisa ser bem preparada. “Hoje começamos a nos preparar para a grande celebração da Páscoa do Senhor. Por isso, a Igreja pede que essa preparação possa começar em grande estilo: jejum e abstinência”, pontuou.

O presbítero explicou que a Igreja nos apresenta na Quaresma três pilares necessários para vivenciá-la: oração, jejum e caridade.

“Se pudéssemos resumir a Quaresma em uma palavra, diria: oportunidade. A chance de sermos mais santos. É nossa obrigação sermos melhores e não esperarmos que o outro seja melhor. Quando falava dos três pilares da Quaresma: oração, jejum e caridade, é para que de fato não fique apenas na teoria. Que eu possa ser forte e perseverante, fazendo propósitos reais e concretos, para que esta Quaresma seja a melhor da minha vida” finalizou.

Paróquia São Pedro - Triunfo

A Missa da Quarta-feira de Cinzas, realizada em 14/02/2024, marcou o início da Quaresma e abertura da Campanha da Fraternidade 2024, com o tema "Fraternidade e Amizade Social" e o lema "Vós sois todos irmãos e irmãs" (Mt 23,8), presidida pelo Pe. Edicarlos Sena, com participação do Diác. Cezar Lines, com a imposição das Cinzas, aconteceu durante a Missa, depois da homilia.

As cinzas foram impostas na cabeça, enquanto o Padre e o Diácono pronunciavam as palavras Bíblicas: “converta-se e creia no Evangelho”.

Paróquia Nossa Senhora de Fátima Macaé

Na Quarta-feira de cinzas (14), dia jejum e abstinência, início da Quaresma, a Paróquia Nossa Senhora de Fátima realizou a Santa Missa nos horários das 12h e às 19h, ambas presididas pelo Pároco, Pe. Fábio Felippe.

As Santas Missas de ambos os horários foram marcadas por significativa participação dos fiéis. Em sua homilia, o Pároco refletiu sobre a importância da revisão de vida, principalmente no período da Quaresma. Que as boas práticas, o jejum e a penitência não seja algo específico apenas desta época do ano. Que ao realizar a oração, o jejum e a esmola possam levar a um maior comprometimento com os mais necessitados.

Paróquia São Vicente de Paulo – Rio das Ostras

A comunidade da Paróquia São Vicente de Paulo, em Rio das Ostras, se reuniu para participar da Santa Missa da Quarta-feira de Cinzas, iniciando o Tempo da Quaresma. Presidiu a cerimônia o Pe. Fabrício Salomão.

Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Conceição de Macabu

"Convertei-vos e Credes no Evangelho". Na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Conceição de Macabu, a Missa da noite da Quarta-feira de Cinzas (14) foi presidida pelo Vigário Paroquial, Pe. Frei Wellington Porfirio, na Igreja Matriz com presença de muitos fiéis.

Paróquia Nossa Senhora da Glória – Macaé

Na Paróquia Nossa Senhora da Glória, em Macaé, houve a Santa Missa na Quarta-feira de Cinzas.