Bispo preside abertura da Campanha da Fraternidade no Vicariato Litoral

Data: 17.02.2024

No sábado (17/2), foi realizada a abertura da Campanha da Fraternidade no Vicariato Episcopal do Litoral, o evento deu início às 8h na Praça Washington Luiz, no centro do município de Macaé, com a Palavra do Bispo Diocesano, Dom Luiz Antonio Lopes Ricci.

Um marco da abertura da Campanha da Fraternidade deste ano, foi o retorno da caminhada pelas ruas da cidade a fim de promover a reflexão sobre o tema proposto para a campanha e um testemunho da fé diante da sociedade local. Outro fator foi a participação do Bispo Diocesano em todo o evento.

Durante a caminhada, foram realizadas três meditações, onde foram refletidos os planos de ação (VER, ILUMINAR e AGIR) propostos pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para a Campanha da Fraternidade 2024.

A primeira meditação aconteceu em frente a antiga Câmara Municipal, a segunda em frente a Sociedade Musical Nova Aurora e a terceira meditação foi realizada já na matriz de Nossa Senhora de Fátima, onde como foi sugerido pelo tema “agir” foram apresentados os trabalhos sociais que cada paróquia desenvolve por meio das suas pastorais e movimentos e traçadas metas para que possam alcançar no atendimento da população em situação de vulnerabilidade social.

Por volta das 10h, culminando a abertura da Campanha, foi realizada a Santa Missa, presidida por Dom Luiz Antonio, concelebrada pelo Vigário Episcopal do Vicariato Litoral, Pe. Gleison Lima; pelo Coordenador de Pastoral do Vicariato Litoral e pároco da Paróquia anfitriã, Pe. Fábio Felippe; e demais padres do Vicariato. Contou ainda com a participação dos diáconos permanentes.

Em sua homilia, o Prelado discorreu sobre a importância da vivência de um Cristianismo autêntico e destacando o tema da campanha deste ano ressaltou. “Amizade social é restaurar as relações! Ainda há muitas divisões, falta de perdão: na família de sangue, na família Igreja e na família sociedade, precisamos reconstruir as ruínas, restaurar, reconciliar! Somos todos restauradores de caminhos!”.

Texto e fotos: Pascom da Paroquia Nossa Senhora de Fátima