No primeiro dia do novo ano civil celebramos a Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus. Houve Missa presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Luiz Antonio Lopes Ricci, neste 1º de janeiro de 2024, Dia Mundial de Oração pela Paz. A celebração foi realizada na Catedral Diocesana São João Batista, em Nova Friburgo.
Ladeado pelo Vigário Geral e Pároco da Catedral, Pe. Jorge Eduardo Coimbra do Almo, e pelo Diácono Adriano, da Arquidiocese de Niterói, que o visitava, Dom Luiz Antonio desejou um Feliz Ano Novo a todos. Durante a pregação o Bispo refletiu acerca da gratidão e disse.
- Hoje é dia de agradecer o ano que passou e pedir as graças e bênçãos para este novo ano. Nosso coração se enche de gratidão, temos muitos motivos para agradecer. De fato, cantamos com Maria ‘O senhor fez em nós maravilhas e santo é o seu nome’. ‘Mas Dom Luiz o ano que passou foi difícil para mim e para a minha família’. Foi difícil para todo mundo, não é? Para uns mais, para outros menos e assim seguimos no olhar da fé. Estamos vivos, poderíamos não estar aqui hoje. Então temos muito o que agradecer: as provações enfrentadas e superadas no olhar da fé – pontuou.
O Epíscopo também enfatizou. “Quantas vezes sentimos a presença de Deus, de Nossa Senhora, nos ajudando, nos amparando, nos carregando. É lógico que iniciamos um novo ano também com preocupações, com questões abertas, isso faz parte da vida até o último instante. Vamos ter que enfrentar situações alegres e também situações difíceis”.
Dom Luiz Antonio também apresentou outros motivos para render gratidão.
- É momento de agradecer também pelas pessoas que passaram pela nossa vida no ano que terminou, os amigos, a família, as pessoas que estenderam a mão, os nossos médicos, os nossos cuidadores, os nossos funcionários e colaboradores. Não dá para iniciar o novo ano sem agradecer toda essa rede que nós temos de proteção e cuidado que em tudo manifesta o amor de Deus para conosco... Eu agradeço como bispo a todas as pessoas que me ajudam na missão evangelizadora, padres, leigos, pastorais, movimentos, comunidades, diáconos, seminaristas, todos vocês irmãos e irmãs que de uma forma ou de outra colaboram comigo na ação evangelizadora na Diocese da Alegria e da Gratidão.
O Bispo recordou ainda que este é o último dia da oitava de Natal, o qual “coroamos olhando para Nossa Senhora, Mãe de Deus e nossa Mãe”.
Antes da bênção final, o Bispo rezou o Ângelus junto com a comunidade presente.
Texto e fotos: Grasiele Guimarães (Assessoria de Comunicação da Diocese)