Notícias

LITORAL: Reunião do Clero do Vicariato aborda assuntos administrativos e pastorais

Data: 06.03.2024

Foi realizada nesta quarta-feira (6/3), a Reunião do Clero do Vicariato Litoral, na Paróquia Santo Antônio, em Macaé. O encontro contou com a intervenção virtual do Ecônomo da Diocese, Pe. Arnaldo Leite; e do Coordenador de Pastoral do Vicariato, Pe. Fábio Felippe. Além de assuntos administrativos e pastorais, o encontro foi finalizado com a palestra do médico, professor, escritor e paroquiano, Dr. Gleison Guimarães.

Na oportunidade, o pneumologista e especialista na medicina do sono falou sobre esse bem inegociável que é o sono. Foram abordados os fatores chave do modelo Informação, Motivação e Estratégia, que melhora o engajamento e adesão na busca por mais saúde, como por exemplo, melhora do sono.

Segundo Dr. Gleison, empoderar-se da informação é crucial, para mudar aquilo que é necessário, reforçar o autocuidado. Sobre Motivação, pensar sobre os fatores cognitivos, sociais e culturais que influenciam as nossas crenças e atitudes é fundamental. “A chave está em acreditar na proposta de tratamento, por exemplo, e nos manter motivados para seguir o plano estabelecido. Motivação e compromisso”, disse. E, por último, ter Estratégia de como superar barreiras práticas à adesão aquela mudança necessária e como desenvolver uma estratégia viável para a gestão da doença ou problema a longo prazo.

Para isso, Dr. Gleison sugere superar barreiras práticas, como dificuldades financeiras, que podem afetar a realidade paroquial, a falta de apoio social podem levar a uma dificuldade do sono. Para isso, é fundamental desenvolver um plano viável para a gestão a longo prazo da doença, tornando a adesão ao tratamento mais fácil e sustentável.

“É necessário estar sempre focado nos pilares de saúde para uma vida mais cheia de significado, com sono reparador, alimentação adequada, atividade física na medida, conexões sociais, prática da religiosidade e espiritualidade, respeito aos tóxicos como o cigarro e o álcool e o melhor gerenciamento do estresse, fator que mais atrapalha para termos uma vida mais saudável”, concluiu.

 Texto e fotos: Pascom do Vicariato Litoral