LITORAL: Paróquias do Vicariato celebram Missas do Domingo de Ramos de 2024

Data: 24.03.2024

Começou a Semana Santa e as paróquias do Vicariato Litoral realizaram as celebrações que dão início à Semana Maior. No Domingo de Ramos, celebrado neste ano n em 24 de março, aconteceram procissões e Missas com a benção dos Ramos, recordando a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. Confira como tudo aconteceu.

Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Macaé)

Neste Domingo (24), a liturgia celebrou o Domingo de Ramos, iniciando a Semana Santa. Semana mais importante na Igreja, pois pela Paixão, Morte e Ressureição de Cristo, o mistério da Salvação se tornou pleno.

Na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Macaé, a Celebração Eucarística de Ramos foi presidida pelo Pároco, Pe. Fábio Felippe, nos horários: sábado 19h, domingo 08h30 e 19h e contou com expressiva participação dos fiéis.

Em virtude da chuva que assolou o município, a Santa Missa do Sábado, às 19h, iniciou na quadra paroquial, sem energia elétrica, já no domingo a procissão com os Ramos precisou ser cancelada.

Durante a sua homilia, o Pároco ressaltou a importância de olhar para Jesus e depositar N’Ele a esperança, citando Santa Teresa D’ Ávila “A beleza de Jesus é a sua humanidade perfeita!”, Jesus Cristo, verdadeiramente Deus e verdadeiramente homem.

- Peçamos ao Senhor no seu oferecimento, na sua oblação que Ele inicia no dia de hoje ao Pai, que possamos oferecer as nossas pequenas oblações, na grande oblação que é Jesus Cristo e que sejamos capazes de chegar no Domingo de Páscoa pessoas muito mais do Senhor, amorosas e que possamos ressurgir para uma vida nova.

Paróquia São Vicente (Rio das Ostras)

O Domingo de Ramos marca o início da Semana Santa, lembrando a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. Durante essa semana, nós cristãos refletimos sobre os eventos finais da vida de Jesus, incluindo a Última Ceia na Quinta-feira Santa, a Paixão e Morte na Sexta-feira Santa e a espera pela ressurreição no Sábado Santo.

A Semana Santa culmina no Domingo de Páscoa, celebrando a ressurreição de Jesus e a vitória sobre o pecado e a morte, sendo um período de profunda devoção e renovação da fé para os cristãos.

Paróquia São Pedro (Macaé)

Celebramos mais uma vez a chegada de Jesus à Jerusalém! Que esse Domingo de Ramos seja marcado pelo amor e obediência ao nosso Salvador. Deus, que possamos renunciar o mundo, aceitando Jesus! Assim foi Domingo de Ramos com a comunidade iniciando a Semana Santa!!

Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Conceição de Macabu)

Neste Domingo (24) pela manhã, às 8h30, a Paróquia abriu a Semana Santa 2024 em Conceição de Macabu sob o lindo hino de Hosana, com a presença expressiva dos fiéis.

A Missa de Ramos da Paixão do Senhor foi presidida pelo Vigário Paroquial, Pe. Frei Wellington Porfirio, que iniciou com o Evangelho que rememora da Entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém e a Bênção dos Ramos na Antiga Estação, seguindo em Procissão com celebração na Matriz.

Na noite deste Domingo (24), às 19h, a Missa de Ramos da Paixão do Senhor também foi presidida por Frei Wellington, iniciando em frente a Matriz, com procissão em torno da Praça seguindo com celebração na Matriz.

Venha você e sua família celebrar a Páscoa de Jesus! A Programação está na mídias sociais da Paróquia pelo Linktr.ee/pnscpascom.

Paróquia São Pedro (Triunfo)

Neste Domingo de Ramos (24/03) onde a liturgia possui uma riqueza única, sendo o único domingo do ano em que é lido o trecho do Evangelho em que se narra a Paixão de Cristo.

Assim, iniciamos a Semana Santa, que é a semana mais importante para nós, católicos. E celebramos a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém montado em um jumentinho (símbolo da humildade) e aclamado pelo povo simples e humilde que O aplaudia como “Aquele que vem em nome do Senhor”.

Aconteceu a Benção dos Ramos, a Procissão e a Santa Missa de Ramos na Matriz São Pedro, celebrada pelo Pe. Edicarlos Sena, frisando bem esta passagem do Evangelho.

Paróquia Nossa Senhora da Glória (Macaé)

A Paróquia Nossa Senhora da Glória de Macaé celebrou o Domingo de Ramos, iniciando a Semana Maior da nossa igreja. A Matriz contou com três horários de Missas e todas as comunidades, que pertencem a nossa paróquia, também festejaram a importante celebração.

O Pe. Sergio Catão disse em sua homilia que “devemos ser anunciadores do amor de Cristo, através de nossas atitudes e principalmente do nosso testemunho de fé. Disse ainda que precisamos ser ponte para ligarmos as pessoas e não para separarmos, pois esse foi o papel de Jesus.

Pe. José Andrio complementou os ensinamentos dizendo da necessidade de bem viver essa Semana Maior, para que possamos crescer na nossa fé e na nossa caminhada religiosa. Todos os horários de missa contaram com a participação da comunidade tanto nas procissões quanto nas celebrações. Que tenhamos uma feliz e Santa Semana!

Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Rio das Ostras)

Neste domingo, 24, a comunidade da Paróquia Nossa Senhora da Conceição esteve reunida para a celebração do Domingo de Ramos. Celebrado uma semana antes da Páscoa, a entrada de Jesus montado num jumentinho na cidade de Jerusalém marca o início da Semana Santa.

Meu Deus, por que me abandonastes?”

A paixão segundo Marcos é a mais antiga das quatro e, certamente um dos textos evangélicos mais antigos. Ela tem como ideia central o silêncio de Jesus e sua absoluta confiança no Pai.

Na Paróquia Nossa Senhora da Conceição o domingo foi celebrado pelo Pároco, Pe. Marcelo Campos, que iniciou a homilia refletindo com a comunidade "O que entendemos da palavra do Senhor?". Somos chamados a adentrar nesse mistério que é celebrar a semana santa, é adentrar no mistério da nossa salvação", concluiu Pe. Marcelo.