Notícias

NORTE: Comunidades do Norte celebram Domingo de Ramos 2024

Data: 24.03.2024

A Semana Santa começou. É tempo de celebrar a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus. Iniciando a Semana das Semanas, as comunidades do Vicariato Norte celebraram o Domingo de Ramos, com as Missas, procissões e encenação da Paixão de nosso Senhor Jesus. Confira como aconteceram as cerimônias deste domingo (24/3).

 

Santuário Diocesano Santíssimo Sacramento (Cantagalo)

 

No último domingo, celebramos o Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor, a Celebração Solene que abre a Semana Santa.

Presidida pelo Pároco e Reitor do Santuário, Pe. Higor Moraes de Jesus, a celebração teve início com a bênção dos Ramos em frente à Capela do Asilo fazendo memória da chegada de Jesus em Jerusalém e, em seguida, os fiéis se dirigiram à frente do Santuário para a Missa campal.

 Em sua homilia, o Pároco nos faz refletir se as portas de nossas vidas, elas estão abertas para Jesus? Em quais momentos de nossas vidas deixamos o Cristo nos guiar? Devemos ser fiéis e servir a Cristo, tudo aquilo que somos e temos deve pertencer ao Senhor.

"Hosana! Bendito seja Aquele que vem em nome do Senhor, Rei de Israel".

Paróquia São João Batista (Laranjais – Itaocara)

 

Neste último Domingo, a Paroquia São João Batista em Laranjais iniciou a Semana Santa com a Procissão Ramos. Celebrando a entrada triunfante de Jesus em Jerusalém e, ainda, meditando a Paixão de Nosso Senhor. Com uma grade participação os fiéis se reuniram na praça da Igreja e depois percorreram algumas ruas em procissão até chegarem à Igreja Matriz.

 Paróquia São João Batista (Macuco)

 

Neste domingo, (24/3) celebramos o Domingo de Ramos, Paixão do Senhor. A celebração teve às 8h, no centro da cidade com a benção dos Ramos, seguindo em procissão até a Igreja Matriz Principal, onde foi celebrada a Santa Missa da Paixão do Senhor, porta de acesso à Semana Santa, o primeiro dia da Semana das Semanas.

  A Semana Santa começa no Domingo de Ramos, pois celebra a entrada de Jesus em Jerusalém e aclamado pelo povo simples que O aplaudia como "Aquele que vem em nome do Senhor."

 A entrada triunfal é um evento da vida de Jesus relatada pelos quatro evangelhos canônicos. Ela marca o início de período conhecido como Paixão, que culminará com a crucificação e ressurreição de Jesus.  O Domingo de Ramos nos ensina que seguir Cristo é renunciarmos a nós mesmos.

Após a Santa Missa de Ramos das 19h, foi encenado pelos jovens da Paróquia a Paixão de Cristo!! A encenação, de forma resumida, repassa as últimas doze horas de Cristo, focando nos principais acontecimentos com base em alguns textos bíblicos, da paixão, morte e ressurreição de Jesus.

Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Duas Barras)

 

No último domingo, dia 24 de março, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Duas Barras, celebrou o Domingo de Ramos com o início da Santa Missa, às 8h, na gruta de Nossa Senhora das Graças, em frente ao DETRAN, seguindo-se Procissão para a Matriz.

Às 16h teve início a Santa Missa da Paixão do Senhor seguida do teatro da Paixão.

Paróquia de São José de Leonissa (Itaocara)

 

Neste Domingo (24/04), a Paróquia de São José de Leonissa, em Itaocara, iniciou a Semana Santa, a Semana da Paixão do Nosso Senhor.

A Procissão de Ramos com a Santa Missa, presidida pelo Pároco, Pe. Gilmar Gomes, os seminaristas Jorge,  Gabriel e a comunidade presente, na Capela Mãe Rainha, onde os ramos foram abençoados e a Procissão seguiu até a Matriz.  Pe. Gilmar nos convidou a viver a Semana Santa... o evangelho nos apresentou como aconteceria toda a semana e nos convidou a reflexão: Um Deus que se fez homem...

Fomos chamados a olhar para a humildade de Deus, manifestada em Jesus Cristo e aprendermos d’Ele o exemplo de humildade... Um Deus que esvaziou-se e que se fez homem... Jesus esvaziou-se para amar a Deus e por amor a nós...

Jesus entregou a sua vida e quer nos ensinar que tenhamos a generosidade de também nos oferecer de uma maneira muito íntima, nos unindo ao corpo da Igreja. Fomos chamados a olhar com carinho a Virgem Maria, ela mais do que ninguém se ofereceu humildemente.

“Além de redimir, Jesus nos ensina, que devemos meditar para nossa vida, esse oferecimento... Como estamos nós com essa generosidade de ofertar o que Deus me deu? Eu ofereço a favor do irmão ou só penso em mim”... 

Precisamos ter atitudes para a vida ficar mais leve.  A vida fica mais leve não é quando recebemos amor, mas quando oferecemos amor... aqui está o sentido da nossa vida. Encontraremos Jesus no serviço, na entrega e no amor. Durante a semana, possamos tirar dos mistérios que viveremos muitos ensinamentos de humildade, de entrega e de serviço a Deus a sua igreja e aos irmãos”.

Paróquia de Santa Rita do Rio Negro (Euclidelândia – Cantagalo)

 

As celebrações de Ramos tiveram início no sábado, dia 23. A comunidade da Capela Santo Antônio, em Boa Sorte, se reuniu em uma bela procissão. O Pároco, Pe. Rodolfo Rodrigues, abençoou os ramos e celebrou a Santa Missa de Ramos.

No domingo (24), a comunidade da Paróquia Santa Rita do Rio Negro se reuniu na Estação de Euclidelândia. Neste local, Pe. Rodolfo abençoou os ramos e junto com toda comunidade seguiu em procissão até a Matriz, onde foi celebrada a Santa Missa de Ramos.

Paróquia Nossa Senhora da Piedade (Cordeiro)

 

Marcando a abertura da Semana Santa, um período de profunda reflexão sobre os mistérios da salvação, a Paróquia Nossa Senhora da Piedade - Cordeiro, esteve unida com toda a Igreja celebrando o Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor.

Recordando a entrada triunfal de Nosso Senhor em Jerusalém, a liturgia teve início no coreto da praça no centro da cidade com a bênção dos ramos, seguindo em procissão até a Igreja Matriz. Dando continuidade à celebração, recordamos a Paixão e Morte de Jesus, em que durante a Santa Missa, celebramos a liturgia eucarística focada no mistério da Paixão.

Em um momento de profunda contemplação sobre o amor infinito de Deus pela humanidade e o sacrifício redentor de Cristo, os fiéis encheram as ruas da cidade e o templo, manifestando sua fé e gratidão. 

Além da Santa Missa celebrada pelo Pe. Arnaldo, Pe. Jone celebrou a Missa na noite do último domingo.  

Área Pastoral Santo Antônio (Jaguarembé – Itaocara)

 

No Domingo de Ramos, os fiéis da Área Pastoral se reuniram em uma Missa verdadeiramente especial, que teve sua concentração no Campo de Futebol de Jaguarembé de Baixo. Após a bênção dos ramos, junto de Pe. Rafael, toda a comunidade iniciou sua jornada em procissão. Passo a passo, os fiéis caminharam em direção à Capela de Santo Antônio, carregando consigo não apenas ramos, mas também a esperança e a devoção características deste período litúrgico tão importante para nós, cristãos católicos.

Ao chegarem à Capela, os corações estavam cheios de expectativa e fervor religioso. Pe. Rafael, com sua presença acolhedora, conduziu uma belíssima Missa, que tocou profundamente os presentes. As palavras de reflexão ecoaram pelos corredores da capela. Cada momento foi carregado de significado, lembrando aos presentes o início da Semana Santa e a importância de refletir sobre os ensinamentos e o sacrifício de Jesus Cristo.

Ao final da celebração, os fiéis deixaram a capela renovados em espírito e fortalecidos em sua fé, prontos para vivenciar os próximos dias sagrados com devoção e reverência. O Nosso Domingo de Ramos foi mais do que uma simples celebração religiosa; foi um momento de comunhão, devoção e enriquecimento espiritual para todos os que participaram.

Texto: Grasiele Guimarães (Assessoria de Comunicação da Diocese) e Pascom Paroquial

Fotos: Pascom Paroquial