Em Cordeiro, Bispo preside Missa do Crisma celebrando os 64 anos da Diocese

Data: 26.03.2024

No dia 26 de março, Terça-feira Santa, a Igreja de nossa Diocese, Bispo, Dom Luiz Antonio Lopes Ricci, presbíteros, diáconos, seminaristas e todo o povo de Deus, se reuniu na sede do Vicariato Norte, Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Cordeiro, para celebrar a Santa Missa do Crisma.

Nesta celebração significativa na vida da Igreja Católica, o Bispo consagra e abençoa os Óleos Sagrados do Crisma, dos Enfermos e dos Catecúmenos, óleos utilizados na administração dos Sacramentos no decorrer do ano litúrgico. Eles são uma expressão tangível da presença de Deus e da ação do Espírito Santo nos sacramentos. Nos lembram da nossa participação no sacerdócio de Cristo e da importância da fé em nossa caminhada espiritual.

Nesta Missa, em que se reúnem e concelebram os presbíteros ao redor do Bispo, acontece também a renovação das promessas sacerdotais, a qual os sacerdotes renovam seu compromisso de servir a Deus e à comunidade.

No início da celebração, Dom Luiz Antonio Lopes Ricci se dirigiu a todos os presentes. “Estamos reunidos no amor de Cristo na Missa da unidade. Estamos aqui com nosso presbitério, nosso clero, para juntos com toda a Igreja, com o povo santo de Deus, abençoar e santificar os Óleos dos Catecúmenos, dos Enfermos e o Óleo do Crisma”.

Em sua homilia, o Epíscopo relembrou que nesta celebração, a Igreja faz uma pausa e se alegra porque Jesus é o único, Sumo e eterno Sacerdote. “Nós somos sacerdotes a partir da bondade dEle, participamos do sacerdócio de Cristo não por nosso mérito, mas pela misericórdia e bondade dEle que nos chamou. Então hoje estamos felizes porque queremos agradecer pelo dom do sacerdócio que o Senhor confiou a nós”.

Na ocasião dos 64 anos da Diocese de Nova Friburgo, Dom Luiz faz memória às providências de Nosso Senhor. “No ano de 2020 aqui estivemos nesta mesma paróquia para celebrarmos os 60 anos de consagração de nossa diocese a Nossa Senhora Imaculada Conceição, e hoje estamos aqui. Quis a Divina Providência que a Missa dos Santos Óleos fosse na mesma data da criação de nossa diocese. Nada é fruto do acaso, tudo é providência”, enfatizou.

- Como não recordar meus antecessores, os padres que aqui passaram... celebrar o aniversário de criação de uma diocese é agradecer a Deus a sua história, que muito antes de ser diocese já era uma igreja viva e nós fazemos parte dessa história. Olhar o passado com gratidão para viver o presente com alegria e compromisso. Então agradeço a vocês padres e a nós que agora aqui estamos. Cabe a nós sermos um povo santo, sermos expressão do amor de Jesus em nossa diocese de Nova Friburgo e pedir a Deus o olhar da esperança pelo nosso futuro para aqueles que virão depois de nós – completou o Bispo.

Dando continuidade e retomando três temas que apareceram na síntese da primeira fase do Sínodo à luz da Liturgia do dia, Dom Luiz se dirigiu aos presbíteros trazendo uma reflexão sobre o exercício deste ministério, falando dos riscos da autorreferência, da autoconservação e da perda da identidade em que para vencê-los é preciso ter os olhos fixos em Jesus, se abrir a ação do Espírito Santo que conduz a Igreja não tendo medo do novo e viver a identidade cristã, seguindo o Evangelho e sentindo os mesmos sentimentos de Cristo.

Dom Luiz encerrou sua homilia pedindo o auxílio de Nossa Senhora para que nos ajudasse a voltar nosso olhar para Cristo, fixos nele, pois assim seremos humanos e santos, sendo expressão de amor, reconhecidos com sinais de Páscoa, sinal vivo de amor e ressurreição.

Ao final da celebração, Pe. Arnaldo Carvalho, anfitrião da noite, agradeceu a Dom Luiz pelo presente de receber em sua paróquia a celebração da Missa do Crisma e da bênção e consagração dos Santos Óleos no ano em que a paróquia completará 80 anos de criação. Agradeceu também a todo o clero presente e aos fiéis que devotamente participaram.

- O que mais nossa paróquia pode oferecer a todos os senhores e senhoras que vieram de longe e de perto é a nossa oração. A nossa paróquia, com tudo o que preparou para a liturgia e para os demais, tem o intuito de rezar pelos senhores para que nós, povo de Deus, seja na porção dos leigos ou do clero, possamos sempre cooperar com Cristo para que o Seu reino aconteça em nós, por nós e através de nós. Que Nosso Senhor que nos concedeu a graça de celebrar os Santos Óleos hoje nesta paróquia quando a nossa diocese completa os 64 anos de sua criação possa conceder-nos, pela intercessão da Bem-Aventurada Virgem Maria, grandes graças e bênçãos para que o povo de Deus e todos nós possamos servir bem e cada vez melhor a Nosso Senhor e Sua Igreja.

Para cantar os parabéns para a diocese, Dom Luiz convidou Dona Ivete, Leiga Consagrada, e Pe. Jorge Moreira, decano. “Na pessoa desses dois, minha gratidão a Deus e a Nossa Senhora, nossa padroeira, pelas maravilhas que Ele fez nessa diocese. Antes da diocese ser criada já tinha aqui uma igreja viva”, concluiu.

Texto e fotos: Pascom da Paróquia Nossa Senhora da Piedade (Cordeiro)