Dom Luiz Antonio preside Missa Campal em Macaé no Domingo de Páscoa

Data: 31.03.2024

O Bispo da Diocese de Nova Friburgo, Dom Luiz Antonio Lopes Ricci, presidiu  neste Domingo de Páscoa (31), às 17h, Missa Campal para centenas de católicos, no bairro Imbetiba, em Macaé. “Esta é a maior festa do cristianismo. Celebramos outras festas como o Natal, mas é a ressurreição de Jesus o centro da nossa fé e sentimos gratidão porque Ele venceu a morte”, conta ele. Estiveram concelebrando os Padres Gleison Lima (Vigário Episcopal do Litoral), José Luiz, Fábio Felippe, Jorge Moreira e Sérgio Catão.

- Páscoa é voltar o olhar para Jesus, quando temos o mesmo sentimento dele que é o amor. Temos sombras, mas a luz de Cristo nos faz pessoas melhores, Ele nos dá vida nova. Somos filhos e filhas da luz que afasta de nós o medo – comenta Dom Luiz durante a homilia. Acrescenta que Pedro havia negado, mas na primeira leitura da liturgia testemunha com coragem. “O cristão deve pagar o mal com o bem a exemplo de Jesus. Ele passou por esse mundo fazendo apenas o bem. E nós estamos imitando Ele?”, questionou os fiéis.

O Prelado explicou que o evangelho mostra que quando as pessoas se colocam em movimento, Deus chega na frente. Assim, foi com Maria Madalena que correu, mas encontrou o túmulo aberto e a pedra removida. O mesmo se deu com os discípulos Pedro e João. Até Maria, mãe de Jesus, tinha ido apressadamente servir sua prima Isabel, antes de Jesus nascer. “É o amor que nos faz correr”. Citou Dante Alighieri que fez poesia dizendo que “o amor move o sol e as estrelas”.

- Maria Madalena não economiza no amor. Ainda que tudo diminua, nosso amor deve transbordar. João chega primeiro, porque muito amava. Esperou Pedro (primeiro papa), numa referência respeitosa à Igreja. Jesus foi sepultado no jardim. Mesmo que haja pedras no caminho, isso deve ser movido em nós. Este é o significado da Páscoa”, finalizou.

Opinião de fiéis

Para a aposentada Lourdes Quaresma, a homilia a encorajou a nunca parar de seguir Jesus. “As palavras do Bispo de correr atrás do Senhor mostra que ressuscitaremos também. Aumentam nossa esperança na palavra e na obra Dele”. Já o professor universitário e psicanalista Luiz Roberto Duncan, disse que o que o tocou foi a questão do ‘re-nascer’, pois Jesus morreu e ressuscitou. Segundo a administradora Danieli de Souza, houve na homilia ênfase ao amor e à vida nova.

Páscoa: tempo de renascimento

No cristianismo, a Páscoa ou Domingo da Ressurreição é uma festividade religiosa que celebra a ressurreição de Jesus, ocorrida no terceiro dia após sua crucificação no Calvário, conforme o relato do Novo Testamento. É a principal celebração do ano litúrgico cristão e também a mais antiga e importante festa cristã.

A data da Páscoa determina todas as demais datas das festas  cristãs. O domingo de Páscoa marca o ápice da Paixão de Cristo e é precedido pela Quaresma, um período de quarenta dias de jejum, orações e penitências.

A última semana da Quaresma é chamada de Semana Santa, que contém o chamado Tríduo Pascal, incluindo a Quinta-Feira Santa, que comemora a Última Ceia e a cerimônia do Lava pés que a precedeu e também a Sexta-Feira Santa, que relembra a crucificação e morte de Jesus. A Páscoa é seguida por um período de cinquenta dias chamado Tempo Pascal que se estende até o Domingo de Pentecostes.

Texto:  Alexandre Bordalo

Fotos: Pascom da Paróquia Santo Antônio (Macaé)