LITORAL: Ofício das Trevas é realizado na Paróquia São Vicente de Paulo

Data: 27.03.2024

Em 27/03/2024, na Paróquia São Vicente de Paulo, em Rio das Ostras, houve a Santa Missa e logo após o Ofício das Trevas, que é uma bonita devoção da Igreja Católica a qual se reza na noite da Quarta-Feira Santa ou na madrugada da Quinta-Feira Santa.

O nome “Ofício das trevas” tem um profundo significado: ele remete às três trevas da vida, a natural, a litúrgica e a simbólica. As trevas naturais são aquelas que ocorrem diariamente. Com o pôr do sol chega o anoitecer, as trevas, e é à noite que o Ofício deve ser rezado, lembrando as palavras de Jesus em Lucas 22, 53: “Esta é a vossa hora e do poder das trevas”.

As trevas litúrgicas, pois na celebração do Ofício das Trevas se apagam todas as velas, e essas serão acesas no Sábado de Aleluia, na bonita missa da Vigília Pascal, representando a Paixão do Senhor.

E as trevas simbólicas, que são a representação dessa escuridão que toma o mundo quando Cristo é crucificado, essas trevas, o pecado, que é vencido quando o Senhor ressuscita.

Texto e fotos: Pascom Paroquial