Notícias

LITORAL: Comunidades do Litoral celebram primeiro e segundo dia do Tríduo Pascal

Data: 29.03.2024

Iniciando o Tríduo Pascal, as comunidades do Vicariato Episcopal Litoral celebraram a Quinta-feira Santa (28/3) e a Sexta-feira Santa (29/3). Na Missa da Ceia do Senhor, na Quinta-feira Santa, todos vivenciaram a Instituição da Eucaristia, do Sacerdócio e do Mandamento do Amor. Houve ainda o Rito do Lava-pés. Na Sexta-feira Santa aconteceu a Celebração da Paixão do Senhor. Houve ainda encenação da Via Sacra e a meditação das últimas Palavras de Jesus.  Confira como tudo aconteceu.

 

Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Rio das Ostras)

 

Nesta Quinta-feira Santa iniciamos o Tríduo Pascal. Na Missa de Lava-Pés, somos lembrados do exemplo de humildade de Jesus, que nos convida a servir uns aos outros com amor e compaixão. Que este gesto nos inspire a viver a verdadeira fraternidade. 

O segundo dia do Tríduo Pascal foi celebrado pelo Pe. Marcelo Campos, nesta Sexta-feira Santa (29).  A celebração da Paixão de Cristo iniciou-se com a Liturgia da Palavra, a história da Paixão segundo São João. O rito contou com a Oração Universal e a Adoração da Cruz, seguida da Comunhão. 

Na homilia destacou que “A cruz de Jesus não é um peso morto a ser suportado, mas Ele sabia que sua vida iria gerar vida, gerar salvação e iria gerar o amor de Deus”, concluiu Pe. Marcelo.

Após a comovente Celebração da Paixão, os jovens do grupo JUCA realizaram uma emocionante encenação da Paixão de Cristo no pátio da Igreja Matriz. Com dedicação e fervor, eles recriaram os momentos cruciais da vida de Jesus, desde a traição até o momento em que Ele entregou seu espírito.

A comunidade se reuniu para testemunhar essa representação inspiradora, lembrando-nos do sacrifício e da mensagem de amor e redenção que Cristo trouxe ao mundo. Que essa encenação permaneça em nossos corações, fortalecendo nossa fé e nos lembrando do verdadeiro significado da Páscoa.

Após a comovente encenação da Via Sacra, os jovens do grupo JUCA se reuniram para meditar sobre as Sete Últimas Palavras de Jesus enquanto Ele estava na cruz. Essas palavras, carregadas de significado e profundidade, ecoam através dos séculos, lembrando-nos do sacrifício e da redenção que Cristo trouxe ao mundo.

Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Conceição de Macabu)

 

Na Missa da Ceia do Senhor, celebrada pelo Vigário Paroquial, Pe. Frei Wellington Porfírio, na Quinta-feira Santa (28), a Igreja estava repleta de fiéis. Neste ano foram lavados os pés dos Jovens que servem na Missas de coroinhas. Em seguida, o Santíssimo Sacramento foi transladado solenemente para o Salão Paroquial onde a comunidade permaneceu em adoração até 14h30 da Sexta-feira da Paixão.

Na celebração da Ação Litúrgica da Paixão do Senhor na Sexta-feira Santa (29), com a Igreja repleta de fiéis, Frei Wellington meditou e rezou sobre o Mistério da Paixão do Senhor para a Nossa Salvação. "Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal, tende piedade de Nós!".

Paróquia Nossa Senhora das Graças (Macaé)

 

Na Quinta-feira Santa (28), às 19h30, a liturgia celebrou a Instituição da Eucaristia por Nosso Senhor Jesus Cristo. A Missa na Paróquia Nossa Senhora das Graças foi presidida pelo pároco, Pe. Bruno de Freitas, com auxílio do Diácono Júlio Zomignani.

 Em sua homilia, o padre falou sobre a instituição da Eucaristia e o lava-pés.  O Pároco lavou os pés de doze crianças que representam os doze Apóstolos.

Deu-se início à Vigília Eucarística, às 22h.

 Na Sexta-Feira da Paixão (29), tivemos a Celebração da Paixão de Cristo, que começou às 15h. A Celebração foi presidida pelo Pároco, Pe. Bruno Freitas e pelo diácono Júlio Zomignani.

Na homilia o Diácono nos trouxe uma breve reflexão. Nela ele destacou a ideia de aceitarmos os desafios e confiarmos no plano divino, fazendo paralelo entre as lutas pessoais e os sacrifícios de Jesus na cruz. E também nos fez recordar que a sexta-feira da Paixão é um momento de recolhimento e adoração, onde podemos refletir sobre o amor de Deus e a sua entrega na cruz por nós.

Paróquia São Pedro (Triunfo)

 

Missa da Ceia do Senhor, ocorrida na Quinta-feira Santa (28/03), num momento único da Celebração, foi o momento do Lava-pés e Jesus Sacramentado ser levado ao Tabernáculo no Salão Paroquial para ocorrer a Vigília Eucarística. A Santa Missa foi celebrada pelo Pe. Edicarlos Sena com participação do Diác. Cezar.

Nesta Sexta-feira Santa (29/03) da Paixão ou Sexta-feira Maior, relembramos a crucificação de Jesus Cristo e sua morte no Calvário, um dia marcado pelo silêncio, jejum e oração em reverência ao sacrifício de Cristo. Não podemos neste dia lamentar, mas refletir profundamente sobre a morte de Jesus e sua vitória redentora, que concede a vida eterna aos que creem nele. A Celebração se realizou com o Pe. Edicarlos Sena com o Diácono Cezar Lines, seguida da Procissão do Senhor Morto.

Paróquia São Vicente (Rio das Ostras)

 

No dia 28/03/2024, Quinta-feira Santa, celebramos o primeiro dia do Tríduo Pascal, a Igreja celebra a solene liturgia da Ceia do Senhor. Nesta noite, Cristo Jesus, reunido com seus Apóstolos, celebra a Páscoa judaica e inaugura a Nova e Eterna Páscoa, através da instituição da Eucaristia e do Sacerdócio.

No dia 29/03/2024, Sexta-feira Santa, celebramos, às 15h, a Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo. É o único dia do ano em que não há celebração do Sacrifício da Santa Missa. Por ser o dia da Paixão de Cristo, onde recordamos a condenação, crucificação e morte do Senhor, é um dia de penitência, sendo obrigatório ao católico o jejum e a abstinência.

Após a Oração Universal ocorre a Adoração da Santa Cruz. Essa Adoração consiste em adorar não a um pedaço de madeira com uma imagem de gesso. Adoramos, na liturgia, o Cristo crucificado. Adoramos o mistério celebrado, que a liturgia possibilita vivenciar verdadeiramente. Durante a celebração, neste momento, a Igreja permanece em profunda adoração e silêncio.

Logo após os fiéis encenaram com muita paixão a via-sacra de Jesus, mostrando todo percurso da crucificação do nosso Senhor, desde sua condenação pelo povo judeu até sua morte.

Texto: Grasiele Guimarães (Assessoria de Comunicação da Diocese) e Pascom Paroquial

Fotos: Pascom Paroquial