Notícias

SEDE: Comunidades celebram início do Tríduo Pascal

Data: 29.03.2024

Na Quinta-feira Santa (28/3) as comunidades do Vicariato Episcopal Sede iniciaram o Tríduo Pascal, celebrando a Missa da Ceia do Senhor, com o Rito do Lava-pés. Prosseguindo, na Sexta-feira Santa (29/3), além da Celebração da Paixão do Senhor, aconteceu Vigília, Via Sacra e Procissão do Senhor Morto. Acompanhe como tudo aconteceu nas paróquias.

 

Paróquia Imaculada Conceição (Nova Friburgo)

 

Jesus o pão vivo que desceu do céu se fez presente na nossa Paróquia e comunidades no dia que instituiu a Eucaristia. No mandamento do amor e humildade nossos sacerdotes Josenias Gonçalves, João Justino e Antônio Carlos lavaram os pés dos nossos apóstolos. Com muito amor e respeito houve a Transladação do Santíssimo Sacramento para ser adorado. Meia noite os fiéis fizeram a procissão do Silêncio.

A Sexta-feira Santa da Paixão do Senhor foi bastante intensa na Paróquia Imaculada Conceição. Nossas Vias Sacras foram feitas nas ruas dos nossos bairros, com grande número de fiéis. E, às 15h, vivenciamos o sacrifício e o calvário que Jesus fez por nossa salvação.

Como todo ano realizamos a Procissão do Senhor Morto com Nossa Senhora das Dores para a reflexão de como estamos vivendo nossa Páscoa com nossos irmãos. Confira tudo que foi realizado no Facebook Pascom Imaculada.


 Paróquia São Roque (Nova Friburgo)

 

Quinta-feira Santa (28/3), início do Tríduo Pascal da paixão, morte e ressurreição de Jesus. Na Santa Ceia aconteceu a Instituição da Eucaristia, tesouro para nós, em caminhada de Vida Cristã. A Santa Missa foi presidida pelo Pe. Alexandre José com o auxílio do Diácono Paulo Sérgio, às 19h30, seguida de Adoração.

Sexta-feira Santa, dia de refletir, meditar e de lembrar o sacrifício de Jesus na Cruz do Calvário. Foi por mim e por você que Ele sofreu calado. A Maior Prova de Amor que Ele nos deu. Dia de perdão, arrependimento, consagração e oração. Dia de profunda gratidão a Deus por ter enviado o seu filho Unigênito, Jesus Cristo, para morrer por nós na Cruz, no nosso lugar. Que nunca deixemos de adorá-lo. Que nunca esqueçamos o que Ele fez por nós... Bendito Seja o Senhor que vive e reina para sempre!

Paróquia São Cristóvão (Nova Friburgo)

 

Iniciamos o Tríduo Pascal, a preparação para a grande celebração da Páscoa, a vitória de Jesus Cristo sobre a morte, com a Santa Missa do Lava-pés na Matriz de São Cristóvão, celebrada pelo Pároco Pe. Luiz Cláudio. Na Sexta-feira Santa houve a Celebração da Paixão do Senhor com a Veneração à Santa Cruz, às 15h, que foi celebrada pelo Pároco.

Neste ano de 2024 a comunidade da Capela Sagrada Família, em Varginha, retornou com a tradicional encenação da Via Sacra pelas ruas do bairro. Momento de muita oração e reflexão da vida do nosso Senhor Jesus Cristo.

A meditação começou no pátio da igreja com as cenas da Santa Ceia, Monte das Oliveiras e condenação de Jesus e depois percorrendo as principais ruas do bairro com a encenação do caminho do calvário voltando para igreja para a crucificação e ressurreição de Jesus, podendo assim ter a participação de toda a comunidade, em volta da Igreja.

Paróquia Nossa Senhora das Graças (Nova Friburgo)

 

Com a celebração da Quinta-Feira Santa damos início ao Tríduo Pascal. Nesta ocasião, o Pe. Marcus Vinícius nos recordou que Eucaristia é sacrifício, pois o próprio Jesus, como cordeiro, se imolou para nossa salvação. Durante o lava-pés, por ocasião do Ano da Oração, os membros do Apostolado da Oração da paróquia foram convidados a terem seus pés lavados pelo Pároco, que destacou que o sacerdócio, instituído no lava-pés, é o sacramento do serviço.

Paróquia Sant'Ana (Cônego – Nova Friburgo)

 

Na Quinta-feira Santa, Missa da Ceia do Senhor, o Lava-pés teve participação do Terço dos Homens como "Apóstolos" e, no final, houve o traslado do Santíssimo para a Capela, com Adoração até às 23h.

Na Sexta-feira Santa a adoração teve início às 7h e prosseguiu até as 14h. Às 9h, houve Via Sacra iniciando da rua Constantino Cabral até a Igreja. Às 15h, houve a Liturgia da Cruz.

Paróquia Santa Teresinha (Conselheiro Paulino)

 

Quinta-feira Santa, Missa da Ceia do Senhor com o Rito do Lava-pés. Nesta Santa Eucaristia Jesus nos deixa o mandamento do amor. Ele nos dá o exemplo, para que façamos o mesmo. Podemos rememorar este dia, em que Jesus faz a ceia com os discípulos e, já preparado, se encaminha para o desfecho de sua missão.

Hoje nossa comunhão é com o sangue do Senhor, diretamente com ele, como nos diz o salmista. Nosso Senhor está se preparando para entregar-se na cruz, mas deseja permanecer conosco. Para isso instituiu dois Sacramentos: Ordem e Eucaristia. Hoje é um dia para rezarmos por todos os sacerdotes que já passaram, que estão e que passarão por nossa vida. A missão tríplice sacerdotal - governar, instruir e santificar - deve ser vivida no exemplo de Cristo: servir, lavando os pés. Mas também é para todos nós.

Foi maltratado e submeteu-se; não abriu a boca. Estamos mais uma vez diante do silêncio do Senhor e das poucas palavras que saem de sua boca neste percurso até o calvário, na Sexta-feira Santa. Diante desse sentido que a igreja nos propõe, fazendo a escuta da Palavra de Deus, colocamo-nos diante da cruz de Cristo, suplicando a sua misericórdia.

Ele, Jesus, com seu sofrimento nos faz ver a luz. Celebrávamos há poucos meses, com luzes, adereços e alegria, Deus que se faz carne, por nós. A manjedoura sinaliza o madeiro da cruz; o Messias envolto em faixas remete ao véu do templo que se rasga; as luzes já sinalizam as trevas, o sofrimento. A Sexta-feira da Paixão é este dia santíssimo em que nossos templos se tornam o Monte Calvário, para que tomemos consciência de que Ele, o Servo Justo, nos santifica, apesar de nossa desobediência. Silêncio e adoração marcam a Igreja Católica nesta Sexta-feira Santa, quando os fiéis celebram a Paixão do Senhor. Este não é um momento de luto, mas um dia de contemplar o amor de Deus por cada um de seus filhos.

Logo após a Celebração da Paixão, presidida pelo Pároco, Pe. Yves Mozer, houve a Procissão do Senhor Morto pelas ruas do bairro Conselheiro Paulino.

Texto: Grasiele Guimarães (Assessoria de Comunicação da Diocese) e Pascom Paroquial

Fotos: Pascom Paroquial