Relíquias do Padre Pio vêm à Macaé

Data: 25.04..2024

Macaé foi escolhida a cidade da diocese de Nova Friburgo para receber as relíquias do Padre Pio de Pietrelcina. A exposição aberta aos fiéis católicos vai acontecer na segunda-feira (6/5) e na terça-feira (7/5), na Paróquia Nossa Senhora de Fátima. O Pe. Fábio Felippe celebrará a Eucaristia às 12h desse primeiro dia, abrindo o evento. Haverá veneração das lembranças até 22h, ocorrendo Missa presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Luiz Antonio Lopes Ricci, às 19h.

No segundo dia, as pessoas poderão ver as relíquias a partir das 7h, com Missa às 12h, a ser celebrada pelo Vigário Episcopal do Litoral, Pe. Gleison Lima. Às 15h, após o terço da misericórdia, elas serão levadas para outro destino.

As relíquias vêm da cidade do Rio de Janeiro. São administradas pela Fundação São Padre Pio com base nos Estados Unidos para percorrerem as dioceses mundo afora. As lembranças desse padre italiano do século passado são de primeiro grau (fragmentos do corpo dele como mecha de cabelo, marca de seus estigmas) e de segundo grau (como objetos que ele usava, por exemplo luva para esconder as feridas, que surgiram em seu corpo parecidas com as chagas de Cristo). Nesta área também serão expostos lenço e traje religioso dele.

Segundo o Pe. Gleison, o Padre Pio foi um grande místico. "Construiu um importante hospital para tratar aos mais necessitados", ressaltou. Entre os sinais milagrosos que lhe são atribuídos encontram-se os estigmas, que duraram cinquenta anos (20 de setembro de 1918 a 23 de setembro de 1968), e o dom da bilocação. Entre os muitos milagres, está a cura do pequeno Matteo Pio Colella de San Giovanni Rotondo, sobre o qual se assentou todo processo canônico que fizeram do frade São Pio.

A Bilocação pode ser definida com o ato de estar em dois lugares distintos ao mesmo tempo. Na visão cristã é compreendida como um milagre. Os estigmas são marcas manifestadas fisicamente, mas que tradicionalmente são reputadas como tendo origem espiritual, e que reproduzem as cinco chagas de Jesus Cristo. "Profetizou em encontro com o então cardeal polonês Karol Józef Wojtyła que ele seria vigário de Cristo. E isso se deu pois ele se tornou o Papa João Paulo II", contou o Pe. Gleison.

A Paróquia Nossa Senhora de Fátima fica na Rua Teixeira de Gouveia, número 1312. Centro, Macaé-RJ. Mais informações pelo telefone (22) 2759-O742.

Texto: Alexandre Bordalo

Imagens: Fundação São Padre Pio (Saint Pio Foundation)