SEDE: Cristo Ressuscitou, aleluia! Comunidades celebram Vigília Pascal e Domingo de Páscoa

Data: 31.03.2024

Celebrando a culminância do Tríduo Pascal, as comunidades do Vicariato Sede se reuniram para celebrar a Vigília Pascal no Sábado Santo (30/3). A Missa Pascal aconteceu no Domingo de Páscoa (31/3). Nestes dias houve Batismo, Primeira Eucaristia, Procissão de Vitória, entre outros. Vejamos como tudo aconteceu.

Paróquia Nossa Senhora das Graças (Nova Friburgo)

Cristo Ressuscitou Aleluia! A comunidade de Nossa Senhora das Graças, em Olaria, celebrou com muito fervor a Vigília Pascal e o Domingo de Páscoa. Na noite da Vigília Pascal três novos membros foram inseridos na comunidade paroquial através dos sacramentos da iniciação à vida cristã. Como já é tradição há 25 anos, na madrugada do domingo de Páscoa a comunidade percorreu as ruas do bairro com Cristo Ressuscitado na Procissão da Vitória. A procissão culminou com a Santa Missa de Páscoa, seguindo-se do também tradicional café comunitário.

Paróquia Imaculada Conceição (Nova Friburgo)

Como foi bom viver a noite Santa e tão esperada por nós, onde a vida venceu a morte e somos renascidos para Cristo. Depois de quarenta dias, os sinos ressoam no Glória a Deus nas alturas e nossa paróquia Imaculada ficou em festa. Nossa vigília Pascal aconteceu na Matriz Imaculada e na Capela São Sebastião, na Chácara do Paraíso. Os padres Celebrantes foram Josenias Gonçalves e João Justino (SJC). Que a alegria do ressuscitado encha nossos corações de solidariedade e esperanças.

A luz venceu as trevas. Momento de Graça e paz na Páscoa do Senhor. A cada Eucaristia realizada em nós percebemos que o céu da nossa vida no presente momento está no Jesus Eucarístico, vivido nas nossas Missas dominicais realizadas no Jardim Ouro Preto, Chácara do Paraíso, Nova Suíça e Amparo. Os padres Josenias Gonçalves e João Justino (SJC) agradecem a presença de todos em nossa paróquia. Que Deus derrame bênçãos a cada um.

Paróquia Santa Teresinha (Nova Friburgo)

Felizes com o anúncio da ressurreição aqui estamos. Hoje, nesta noite gloriosa e Santa, nós encontramos o ressuscitado e ele se faz encontrar ela pedagogia de sua noiva, a igreja, que sabiamente nos ilumina para que possamos fazer a experiência desse encontro com uma Luz, mais forte e penetrante do que aquela que nos fala Genesis. Na primeira leitura (Gn 1, 1 - 2, 2) nos encontramos com Deus que cria tudo e, por primeiro, a luz. Mas a Luz que hoje encontramos é mais forte do que esta que experimentamos no dia a dia, pois está tem ocaso. A que aqui encontramos hoje é eterna!

Hoje Ele quer nos recriar, colocando em nós seu Espírito, transformando nosso coração. O jejum, simbolizado pelo roxo e pelo altar desnudo, dá lugar aos ornamentos, aos cantos festivos...ao Aleluia. No evangelho (Mc 16, 1-7) vemos as mulheres que vão ao túmulo e se perguntam quem vai rolar a pedra. Assim também nós muitas vezes nos perguntamos se seremos capazes de sair de nossos sepulcros. Mas, quando chegamos ao nosso limite, Deus vem ao nosso encontro com sua graça.

Hoje é Páscoa! Nós chegamos ao ápice deste tempo que vivemos de preparação. Cristo está vivo no meio de nós! Poderíamos ter dito a Madalena se estivéssemos lá: “Não sabemos onde O colocaram”. Jesus está ressuscitado à direita do Pai; o túmulo está vazio, e o túmulo vazio é, certamente, uma prova histórica da Ressurreição de Jesus.

Nós todos nos tornamos também comunicadores da Ressurreição, da vida nova que Cristo veio nos trazer. Por isso o dia de hoje não é apenas para dizer: “Ressuscitou como disse! Aleluia!”, Mas: “Ele ressuscitou em minha vida! Aleluia!”. E você pode dizer isso para você hoje: “Jesus ressuscitou em minha vida. Aleluia!” Eu sou prova disso, você é prova disso, nós somos provas vivas do Ressuscitado.

De agora em diante o que precisamos fazer? Buscar as coisas do Alto. Esse é o esforço diário para vivermos uma vida de ressurreição, e não voltarmos ao túmulo do qual nós saímos. Jesus não está lá. Eu e você não podemos voltar para lá. Cristo é a nossa Páscoa, Cristo é a nossa vida, Cristo ressuscitou verdadeiramente! Aleluia!

Paróquia Sant’Ana (Cônego – Nova Friburgo)

No Sábado Santo a Vigília Pascal começou às 20h, com bonita presença do Povo de Deus, na Vigília das Vigílias. Já no Domingo de Páscoa as Santas Missas aconteceram às 10h e às 18h.