Abrindo a Semana Santa 2024, Bispo preside Missa de Ramos na Catedral Diocesana

Data: 24.03.2024

Hosana!!! Iniciando a Semana Santa, o Bispo Diocesano, Dom Luiz Antonio Lopes Ricci, presidiu a Missa do Domingo de Ramos (24/3) na Catedral Diocesana São João Batista, em Nova Friburgo. A cerimônia foi transmitida AO VIVO pelo YouTube da Diocese.

Devido à previsão de alto potencial para fortes chuvas para a Região Serrana do Rio de Janeiro, a bênção dos Ramos aconteceu na porta de entrada da Catedral. Ladeado pelo Pe. Raphael Santos e diante de uma Igreja lotada, Dom Luiz Antonio falou a respeito do Tempo Quaresmal e da Campanha da Fraternidade 2024, ressaltando a importância de buscar a amizade social, construir pontes, não muros. O Bispo recordou também aqueles que sofrem, unindo as suas dores às dores de Cristo.

Na oportunidade, enfatizou sobre o grande retiro que é Quaresma. Acerca do Domingo de Ramos, explicou que “erguer os nossos ramos significa acolher Jesus como nosso salvador”, também trazendo a reflexão o significado da palavra Hosana ‘Salvai-nos Senhor’. Antes de prosseguir mencionou um antigo mantra, trazendo-o para a sua reflexão: Indo e vindo, trevas e luz. Tudo é graça, Deus nos conduz’.

Refletindo acerca da realeza de Jesus, acrescentou.

- Jumentinho e realeza, sofrimento e glória, cruz e ressurreição, sofrimento e fortaleza. Essa é a dualidade da vida. Precisamos aprender a lidar com o ‘e’. precisamos aprender a lidar com a cruz. Queremos o ‘ou’, ‘ou’, ‘ou’. Precisamos acolher o ‘e’. O nosso Senhor é Rei. Rei humilde que chega em um jumentinho. Não dá para acolher Jesus e ficar do mesmo jeito. Quando Ele entra na nossa casa tudo muda.

O Prelado destacou a narrativa da Paixão do Senhor, Evangelho deste dia (Mc 15,1-39), destacando o silêncio de Jesus diante daqueles que o acusavam. “O silêncio tem força. Como precisamos aprender com Jesus... O silêncio perturba os acusadores. Eles queriam conflito. Jesus queria a paz. Diante de uma situação de conflito eu sempre aconselho: silêncio, oração e trabalho”.

Por fim, Dom Luiz Antonio desejou a todos uma santa Semana Santa.

Texto: Grasiele Guimarães (Assessoria de Comunicação da Diocese)

Fotos: Pascom da Catedral e Wellington Guimarães