Notícias

LITORAL: Vigília Pascal e Domingo de Páscoa - Comunidades celebram Ressurreição de Cristo

Data: 31.03.2024

É chegado o momento de entoar o Aleluia, a luz vence as trevas, pois Cristo ressuscitou, verdadeiramente ressuscitou, aleluia! Nas comunidades do Vicariato Litoral, o encerramento do Tríduo Pascal aconteceu em espírito festivo, pois sua culminância acontece com a Ressurreição de Cristo. No Sábado Santo (30/3) as comunidades vivenciaram a celebração da Vigília das Vigílias, a Vigília Pascal, e no Domingo de Páscoa (31/3), aconteceu a Santa Missa Pascal. Confira como tudo aconteceu nesta região da Diocese.

 

Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Macaé)

 

No último Sábado (30/3), celebramos o ápice do ano litúrgico: a Vigília Pascal. Na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Macaé, a Santa Missa Solene foi presidida pelo Pároco Pe. Fábio Felippe. A celebração Eucarística teve início na quadra paroquial com a bênção do fogo novo e o acendimento do Círio Pascal, foram acesas as velas dos fiéis, prosseguindo com a procissão em silêncio ao templo, às escuras.

Na Liturgia da Palavra, em sua reflexão, o Pároco destacou que celebrar a Vigília Pascal é celebrar o amor de Deus pelo seu povo. “Se analisarmos os textos que nós ouvimos do livro do Gênesis, do Êxodo, dos profetas Jeremias, Isaias e Ezequiel, podemos perceber que Deus nunca desistiu de fazer e realizar aliança com o seu povo! O povo muitas vezes rebelde, como o próprio texto nos diz, mas Deus em sua infinita bondade e misericórdia continua fazendo alianças para trazê-los ao projeto original do Senhor”.

No Domingo de Páscoa, a Santa Missa na matriz foi realizada às 8h30 e na Capela São José, no bairro de Imbetiba, às 10h, ambas presididas pelo Pároco. O dia também foi marcado pela Santa Missa campal na Orla da praia de Imbetiba, onde os fiéis foram convidados a participar da Celebração Eucarística presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Luiz Antonio Lopes Ricci, e concelebrada por diversos padres do Município de Macaé, às 17h. Por este motivo, não foi realizada a Santa Missa das 19h na Matriz Paroquial.

Paróquia São Pedro (Triunfo)

 

Neste Sábado Santo (30/3) a Santa Missa se iniciou fora do altar, com o rito de acendimento do Círio Pascal, e procissão até a Matriz a luz de velas, dando continuidade nas leituras com o Evangelho e o canto do Glória com os badalar dos sinos e as luzes foram acessas, avisando que Jesus Ressuscitou dos mortos e está vivo no meio de nós. Feliz Páscoa do Senhor vivo!

A Páscoa marca a ressurreição de Cristo, a vitória da vida sobre a morte. Essa é a verdade na qual os cristãos são convidados a anunciar nesta manhã de domingo (31/3) em que celebramos a Ressurreição de Jesus em nossa Paróquia, com a Santa Missa celebrada pelo Pe. Edicarlos Sena com participação do Diác. Cezar.

Paróquia São Vicente de Paulo (Rio das Ostras)

 

No sábado Santo as primeiras horas do dia são marcadas por um espírito de luto, que prolonga o clima de silêncio e meditação do dia anterior. São horas de espera nas quais recordamos que Jesus foi colocado no sepulcro.

Certamente são horas de espera, mas não de solidão. A Mãe de Deus, Maria, acompanha os seus filhos neste transe, em que Deus parece ausente. A Virgem permanece firme junto ao túmulo do seu Filho, fortalecendo a fé, a confiança e a esperança de todos os seus filhos.

Mais tarde, tarde da noite, acontece a Celebração Eucarística mais especial do ano litúrgico: A VIGÍLIA PASCAL, ‘a liturgia das liturgias’, ‘a Missa entre Missas’, que celebra a noite abençoada em que Jesus ressuscitou e coroou a sua obra da salvação. A Vigília Pascal é a celebração por excelência da vitória definitiva de Cristo sobre o mal, o pecado e a morte.

Dia 31/03/2024, celebramos o Domingo de Páscoa, momento de profunda significância para os cristãos ao redor do mundo. Este dia é marcado pela ressurreição de Jesus Cristo, conforme relatado no Evangelho. A Páscoa não é apenas uma festa comemorativa, mas sim o cerne da fé cristã, representando a vitória sobre o pecado e a morte, e a promessa de vida eterna para aqueles que creem.

O Evangelho do dia enfoca os relatos da ressurreição de Jesus. De acordo com o evangelho, as mulheres que foram ao túmulo de Jesus encontraram-no vazio, e um anjo lhes anunciou que ele havia ressuscitado. Mais tarde, Jesus apareceu a seus discípulos, demonstrando que estava verdadeiramente vivo. Esse momento confirmou sua divindade, mas também trouxe esperança renovada aos corações daqueles que o seguiam.

Para muitos, o Domingo de Páscoa também é um dia de celebração sacramental, particularmente para aqueles que estão fazendo sua Primeira Comunhão. A Primeira Comunhão é um momento especial na vida de um cristão, quando eles recebem o corpo e o sangue de Cristo pela primeira vez. É um passo significativo em sua jornada de fé, marcando sua adesão à comunidade cristã e seu compromisso em seguir os ensinamentos de Jesus.

Neste Domingo de Páscoa, enquanto refletimos sobre a ressurreição de Cristo e renovamos nossa fé em sua promessa de vida eterna, também celebramos aqueles que estão fazendo sua Primeira Comunhão, acolhendo-os calorosamente à mesa do Senhor. Que este dia seja uma lembrança vívida do amor redentor de Cristo e da esperança que ele traz para todos nós.

Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Rio das Ostras)

 

Na noite deste sábado, 30, tivemos em nossa Paróquia a Vigília Pascal, com a benção do fogo novo e o batizado dos catecumenatos.

Nesta manhã de domingo,31, foi celebrada a Santa Missa da Ressurreição de Jesus, presidida pelo Pe. Marcelo e com isso encerrando assim, o Tríduo Pascal.

Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Conceição de Macabu)

 

Solene Vigília Pascal na Noite de Sábado (30) - "A Mãe de Todas as Vigílias" Celebração presidida pelo Vigário Paroquial Pe. Frei Wellington Porfírio. "Eis a Luz de Cristo, demos Graças a Deus!!!

Domingo de Páscoa (31) com Missas na Matriz no horário normal 7h, 9h e 19h, sendo que as 9h as Crianças ganharam Ovos da Páscoa e teve o Sorteio da Cesta de Chocolate em benefício ao Asilo Santo Antônio, e, às 19h, a Missa seguida de Procissão pelas ruas do Centro - transmissão da Procissão disponível na íntegra no Canal Paróquia Macabu no YouTube.  

Paróquia Nossa Senhora da Glória (Macaé)

 

Paróquia de Nossa Senhora da Gloria celebrou, com especial devoção, o seu Tríduo Pascal na Matriz e nas comunidades. No sábado, tivemos a Vigília Pascal, onde iniciamos a Missa fora do templo para acendimento do fogo novo. Uma Missa festiva e muito alegre cercada de cânticos e alegria pois a Luz de Cristo venceu as trevas da morte e Ele ressuscitou.

Já o domingo foi o dia maior, a Missa de Páscoa.  A homilia nos fez refletir os inúmeros dons que Deus nos concede e a necessidade de oração para buscar compreender e usar a serviço do outro. Pe. Sérgio ainda agradeceu o empenho e a participação de toda comunidade nessa semana tão intensa e cheia de significado para nós cristãos.

Para Danila Destefani “viver essa semana com intensidade é poder verdadeiramente crescer no amor a Deus, unindo-nos ao sacrifício de Cristo na Cruz. A cada ano, Deus nos concede inúmeras bênçãos, especialmente no período da quaresma, e na Semana Santa, que culmina na Páscoa — a Ressurreição de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, seu triunfo sobre o pecado, sobre o demônio e sobre a própria morte”.

Texto: Grasiele Guimarães (Assessoria de Comunicação da Diocese) e Pascom Paroquial

Fotos: Pascom Paroquial e Tuany Daumas