Dando início ao Tríduo Pascal, Dom Luiz Antonio preside Missa da Ceia do Senhor

Data: 28.03.2024

A Santa Missa da Quinta-feira Santa (28/3) na Catedral de São João Batista - Diocese de Nova Friburgo, foi presidida pelo Bispo Dom Luiz Antonio Lopes Ricci e concelebrada pelo Pe. Raphael Costa dos Santos, Vice-Reitor do Seminário Diocesano.

Em sua homilia, ressaltou a importância desta data, que inicia o Tríduo Pascal, com dias de intensa oração.

Relembrou a Santa Ceia, em que Jesus Cristo instituiu dois Sacramentos importantes para a fé católica: a Eucaristia, ápice da vida cristã, e a Ordem Sacerdotal, perpetuando a missão de Cristo de guiar o povo de Deus. Ao lavar os pés dos apóstolos, o Mestre pregou o serviço, o amor concreto ao próximo.

Dom Luiz Antonio desejou a todos um frutuoso Tríduo Pascal, caminhando com Cristo em direção ao calvário, ao sepulcro vazio e à sua Santa Ressureição. Realizou então o ritual litúrgico do lava-pés, como símbolo da imitação do Mestre no serviço, na humildade e no amor.

Ao final, foi feita a transladação do Santíssimo Sacramento e iniciada a Vigília de profunda contemplação e adoração da presença real de Cristo.

Texto e fotos: Pascom da Catedral