SEDE: Paróquias celebram início da Semana Santa de 2024 com Missa de Ramos

Data: 24.03.2024

Hosana, Filho de Davi! O colorido dos ramos de palmeira tomou conta das ruas do Vicariato Sede neste Domingo de Ramos, celebrado em 24 de março de 2024. Além da benção dos Ramos e procissão, os fiéis participaram das Santas Missas em suas comunidades. Vejamos como tudo aconteceu.

Paróquia Imaculada Conceição (Nova Friburgo)

Com o Domingo de Ramos a Paróquia Imaculada Conceição entrou na Semana Maior relembrando a caminhada de Jesus em Jerusalém.

Busquemos encontrar no Senhor sua humildade de forma sublime para que alcancemos nosso crescimento espiritual.

Nesta Semana tão importante abandonemos nossos pecados para que vivamos melhor com o nosso próximo.

Neste ano de 2024 nossas celebrações conseguiram abranger mais comunidades como Nossa Senhora do Amparo, São Sebastião e São Judas Tadeu, com participação de grande número de fiéis.

Paróquia Nossa Senhora das Graças (Nova Friburgo)

Na manhã do domingo Ramos os paroquianos da Paróquia Nossa Senhora das Graças se reuniram para procissão e a Santa Missa.  Em sua homilia o Pe. Marcus Vinicius Falcão destacou que não se chega a ressurreição sem passar pela cruz, mas ao contrário é no silêncio da cruz que compreendemos a nossa fé. A fé em um Deus que está conosco quando tudo parece estar contra nós e que vai até as últimas consequências por amor.

Paróquia São Cristóvão (Nova Friburgo)

Demos início à Semana Santa, com a celebração da Santa Missa do Domingo de Ramos, às 10h, na Matriz de São Cristóvão com o Pároco, Pe. Luiz Cláudio Azevedo de Mendonça, e na Capela da Sagrada Família em Varginha pelo Pe. Marcelo Piller. As celebrações tiveram início com a tradicional bênção dos ramos, que rememora a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém.

Paróquia Santa Teresinha (Nova Friburgo)

Ofereci as costas para me baterem e a face para me abraçarem a barba; não desviei o rosto de boletos e cusparadas." (Is 50, 6). Neste Domingo de Ramos e da Paixão iniciamos a celebração com o Hosana, num tom festivo, exaltando o Senhor.

No segundo Evangelho, pela força da Palavra proclamada, vamos nos curvando pouco a pouco, ante às humilhações e sofrimentos de Nosso Senhor. No primeiro Evangelho a palavra que salta é "Hosana". No segundo, o "Crucicfica-o" que nos remete à traição.

A cruz do Senhor começa antes do Gólgota: na ceia, na vigília no Getsêmani, na negação. Jesus sofreu também a dor de ser trocado por ninharias, de ser vendido. Tantas vezes também sentimos essa mesma rejeição.

Na vigília no Getsêmani o Senhor experimenta a dor da indiferença dos apóstolos que dormem. Muitas vezes a indiferença se mostra como um lidar com a dor alheia como um espetáculo, que não nos toca e nem faz com que nos comprometamos com o outro.

Diante de Pedro, tão confiante em suas palavras corajosas, Jesus vive a dor de ser negado medrosamente e abandonado.

Que, na liturgia de hoje possamos abraçar as nossas cruzes diárias e morrer com o Senhor, para que Ele possa nos fazer ressurgir em sua graça.

Paróquia São Roque (Nova Friburgo)

"Bendito o que vem em nome do Senhor, hosana nas alturas” (Daniel 9,25). O Domingo de Ramo marca o início da Semana Santa. Este Domingo celebra a entrada de Jesus em Jerusalém e dá-se o reconhecimento de Jesus como filho de Deus. Este dia nos mostra que Jesus veio como Rei Pacífico, Ele é o Príncipe da paz. Que esta celebração seja um convite a renovar nossa fé e nos preparar para a Semana Santa, na qual contemplaremos o redentor de Cristo por nós.

Texto: Grasiele Guimarães (Assessoria de Comunicação da Diocese) e Pascom Paroquial

Fotos: Pascom Paroquial